Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Existente

Existente

Existente

Existente

Existente -  Piso Térreo

Existente - Piso Térreo

Existente - Diagrama

Existente - Diagrama

Diagrama

Diagrama

Planta Piso Térreo

Planta Piso Térreo

190 Vale Negro

O Monte do Vale Negro situa-se numa zona de serra nas proximidades das Vilas de Sabóia e de Santa-Clara no concelho de Odemira.
No terreno, com uma área aproximada de 4 hectares, existem duas casas edificadas com processos construtivos distintos. A casa original do monte, em ruína, construída em taipa e a casa mais recente, que ainda mantém as suas condições de habitabilidade, construída em alvenaria.
O projeto teve como objetivo a manutenção da casa existente, reconfigurando a sua cobertura, e a reconstrução da casa em ruína.
Pretende-se que a casa existente seja transformada numa casa de habitação permanente para um casal com dois filhos e que a nova construção albergue um pequeno turismo rural com três quartos e uma zona social.
Como estratégia de projeto decidiu-se unir as duas casas existentes através de uma única cobertura transformando as duas construções num só edifício.  Propôs-se o acerto da implantação da casa em ruína, criando uma continuidade entre as duas construções, intercalando as áreas interiores das casas com pátios.
Para a fachada virada a sul desenhou-se um alpendre que se estende em todo o comprimento da edificação e que proporciona uma zona de estadia e sombra.

localização vale negro, odemira
projeto 2021
cliente privado
área de construção  310 m2

arquitetura josé adrião – coordenação
joão albuquerque matos – chefe de projeto

especialidades ncrep

fotografia existente  josé adrião arquitetos

imagens 3d filipe borralho

 

Ler mais