Partilhe

PROPOSTA

MAQUETE

PROPOSTA

PRAÇA MIRADOURO

ACESSO SOBRE O RIO TRANCÃO

PRAÇA - ROSSIO

ESTACIONAMENTO E ESPAÇO POLIVALENTE

PRAÇA DA REPÚBLICA

A proposta para a requalificação da Praça da República de Sacavém incide na sistematização das diversas formas de mobilidade, redefinindo e qualificando o espaço público, tirando partido da centralidade do lugar e retomando algumas das caraterísticas e qualidades do antigo Rossio de Sacavém.

As definições espaciais têm como objetivo a valorização de elementos notáveis do contexto urbano: o rio Trancão e o conjunto monumental formado pela Igreja de Nª Sr.ª da Purificação de Sacavém e Convento de Nª Sr.ª dos Mártires.

O projeto incide sobre vários temas principais dos quais se destacam os seguintes:

CENTRALIDADE – A localização privilegiada, na confluência e proximidade de importantes eixos ferro-rodoviários, urbanos, suburbanos e nacionais, é uma oportunidade para clarificar e dimensionar o espaço público de forma melhorar a eficácia na utilização da praça, ao mesmo tempo, potenciar novas formas de uso.

IDENTIDADE O conjunto religioso, composto pela Igreja de Nª Sr.ª da Purificação de Sacavém e Convento de Nª Sr.ª dos Mártires, são elementos marcantes do lugar, pela sua localização e escala.  Pretende-se reforçar a presença da igreja e o convento e potenciar a leitura do conjunto monumental, quando visto a partir da entrada em Sacavém, vindo de norte. O muro que conforma o embasamento onde se insere este conjunto edificado é elemento fundamental no desenho e que se pretende valorizar e ampliar na concretização da proposta.

A presença do Rio, onde se implanta o singular Sifão do Alviela-Sacavém, é integrado e enquadrado através do sistema pedonal e viário – funcional e contemplativo – que se propõe.

PASSEIO RIBEIRINHOA Praça da República é um nó importante no percurso desenvolvimento linear ribeirinho. Este passeio permite a fruição contínua dos rios Tejo e Trancão através de percursos existentes ou a implementar no contexto do Projeto de Valorização da Frente Ribeirinha de Loures.

A Praça da República centraliza os eixos ribeirinhos para poente e nascente e para norte através da ponte sobre o Trancão. Para poente, é proposta uma ciclovia que segue em direção ao montante do Rio, paralela à Rua Miguel Bombarda. Para nascente, em direção à foz, a ciclovia tem um caráter lúdico e funcional, visto que aponta a direção da Estação de Comboios de Sacavém, ao mesmo tempo, possibilita a fruição das margens do Trancão e do Tejo de forma sucessiva e contínua.

DUAS PRAÇAS – A proposta procura requalificar o atual espaço da Praça da República, a partir de uma estratégia que conforma duas praças a duas cotas distintas.

A Praça de Baixo, que foi em tempos um grande Rossio – onde antes era possível instalar as mais diversas atividades como feiras e festas – transforma-se numa Praça-Rossio. Este espaço possibilita a realização de atividades ao ar-livre, através da criação de áreas amplas, qualificadas e polivalentes, adaptadas ao uso contemporâneo.

A Praça de Cima funciona como uma Praça-Miradouro e atua como uma área de enquadramento do conjunto monumental, definindo-se através do prolongamento dos muros de suporte da igreja. A Praça estabelece-se a uma cota alta para se relacionar diretamente com os acessos de nível à igreja e ao convento. Permite vistas sobre a Praça-Rossio e sobre o Rio Trancão.  Constitui-se como uma área de estadia e lazer.

As duas praças – em níveis distintos – são relacionadas através de um sistema de rampas e escadas exteriores que as torna participantes entre si e com a envolvente próxima existente e prevista – áreas do antigo Quartel de Santarém.

Ambos os espaços são marcados por conjuntos arbóreos, de árvores existentes e propostas, melhorando as condições de fruição, a conservação da biodiversidade e regulação ambiental

Localização Praça da República Sacavém, Loures, Lisboa
Cliente CML – Câmara Municipal de Loures
Arquitetura José Adrião – Coordenação
Ana Grácio, João Albuquerque Matos, Carla Gonçalves, Carolina Calmon, Carlos Jorrim, Gonçalo Dinis, Leonardo Marchesi, Tomás Forjaz
Arquitetura Paisagista FC Arquitectura Paisagista
Engenharia 360 ENG
Mobilidade e Transportes TIS
Fotografias Drone  MovieDrone – Gonçalo Duarte
Visualisações Digitais Filipe Borralho

38.796427,-9.105186
Ver mapa