134 Loures Centro
A intervenção no espaço público do Centro Urbano de Loures parte de um concurso a convite da Câmara Municipal de Loures em junho de 2015.
A proposta apresentada a concurso, e da qual decorre o projeto implementado, definiu-se a partir da seguinte estratégia:
– Potenciar uma centralidade na cidade a partir do seu eixo principal de comércio e serviços, a Rua da República.
– Criar um sistema circular, de sentido único, que permite o redimensionamento do canal viário e, consequentemente, o alargamento dos passeios com a criação de novas zonas de estar, qualificando o espaço público.
– Articular duas áreas vitais da Estrutura Ecológica – o Jardim Major Rosa Bastos e o Parque da Cidade – através do eixo principal criando, ao longo deste, eixos arborizados.
– Definir um conjunto de medidas de uniformização de publicidade, sinalética e ocupação do espaço público, que crie uma imagem clara para os utilizadores.
O desenho do espaço público assentou numa continuidade com a envolvente garantindo uma melhoria da acessibilidade eliminando um conjunto de obstáculos.
No eixo principal da intervenção – Rua da República – foi implementado um “percurso confortável” com uma largura variável, materializado num pavimento que assegurou uma superfície mais estável e uniforme.
O pavimento proposto, ao qual se chamou Unicentro desenha-se através de um conjunto de peças de cinco dimensões distintas e dois tipos de acabamentos que se agrupam de modo variável. Procurou-se, com este pavimento construído a partir de peças pré-fabricadas, criar uma superfície de pavimento heterogénea, que simultaneamente tivesse a capacidade de assimilar as variações existentes na zona consolidada ao nível de infraestruturas, tais como, tampas, postes de candeeiros, postos de transformação, etc.
A construção do pavimento confortável em Unicentro garantiu também a possibilidade de manutenção do espaço público, visto que as peças são facilmente substituíveis.
localizaçãoloures
projeto 2015 – 2016
obra 2016-2017
clientecâmara municipal de loures
arquiteturajosé adrião arquitetos – coordenação
fase 1 joão albuquerque matos – chefe de projeto
gonçalo ponces, tomás forjaz
fase 2 ana grácio – chefe de projeto
ana isabel santos, joão albuquerque matos, ricardo aboim inglez, tomás forjaz, carla gonçalves, paulo palma
arquitetura paisagista npk – arquitectos paisagístas associados
tráfego e drenagens tis consultores em transportes, inovação e sistemas
empreiteiro pragosa
design gráfico fanq! crossmedia
fotografia concluídonuno almendra, moviedrone
Ler mais










