Partilhe

PLANTA PISO 0

PLANTA PISO 1

PLANTA PISO 2

PLANTA PISO 3

corte

corte

Eugaria

A casa, implantada na encosta norte da Serra de Sintra, foi construída sobre socalcos e através de sucessivas adições ao longo dos tempos. Todas as casas da aldeia foram construídas do mesmo modo criando um corpo com uma identidade e caráter singular com o nome de Eugaria.
A casa é o núcleo principal de uma quinta que tem um jardim feito em patamares, caminhos, plantações, pátios e terraços, com minas de água e que tem continuidade na mata que se estende pela encosta da serra.
Nos anos oitenta do século vinte, a casa sofreu obras totais tendo sido mantido unicamente as suas paredes exteriores. O seu interior foi reconstruído com lajes de betão e paredes de alvearia de tijolo que descaraterizaram a construção original e que fundamentalmente não resolveram as questões básicas de conforto tais como o deficiente isolamento térmico e a excessiva humidade.
Uma das qualidades mais marcantes da casa e da quinta dos anos oitenta é o seu exotismo. Este exotismo é conferido pela diversidade de diferentes espécies existentes no jardim e pelos elementos construtivos trazidos da Quinta da Regaleira e incorporados na casa durante as obras, tais como portas de madeira, caixilhos metálicos de janelas, corrimãos.
A nova intervenção procurou manter estas qualidades distintivas da casa. Todo o seu interior foi reconstruído, propondo novas relações entre pisos, abrindo o espaço a novas cubicagens e introduzindo pavimentos radiantes para promover conforto.
Procurou-se reforçar a diversidade e o exotismo entendendo-os como uma caraterística inerente do conjunto e como uma qualidade.
Todos os elementos construtivos da quinta da Regaleira foram repostos criando situações que apesar de novas, sempre pareceram estar ali.

 

 

Localização Colares, Sintra, Portugal
Projeto 2016
Cliente Privado
Área de Construção 450 m2
Arquitetura José Adrião – Coordenação
Ricardo Aboim Inglez – Chefe de Projeto
Ana Grácio, Ana Isabel Santos, Garren Boghosian, Margarda Pereira, Ruben Figueiredo, Tomás Forjaz, Tiago Mota
Fotografia existente Hugo Santos Silva
Fotografia Concluído Nuno Almendra
Estabilidade ARA – Alves Rodrigues e Associados
Especialidades 2H – Estudos e Projetos
Empreiteiro Geral 686 Construções
Móveis BARROS & BERNARD

38.806626,-9.442697
Ver mapa