Partilhe

ESCOLA OUCA – B + JI

O território onde se insere este equipamento escolar é essencialmente composto por parcelas de produção agrícola e florestal.
Ouca é um pequeno aglomerado urbano. Nos seus limites a sua estrutura torna-se rarefeita e dispersa e as casas tornam-se rurais e integram-se nas áreas de produção de quintas e nas zonas de cultivo. No seu conjunto, as entidades que compõem este sistema formam um todo coeso, heterogéneo e uma paisagem singular.
A proposta para este equipamento escolar procura a sua génese na organização e divisão do solo existente neste território. A escola – tal como as unidades de habitação e de armazenamento agrícola – caracteriza-se por uma elementaridade construtiva e formal que se revela através do desenho de edifícios e espaços exteriores arquétipo: pavilhões, pátios, alpendres.
O conjunto é formado por seis edifícios intercalados entre si e uma organização funcional básica. Cada pavilhão concentra uma atividade específica: jardim infantil, aulas, cantina, desporto e biblioteca/direção. A nascente situam-se os pavilhões dedicados exclusivamente às atividades escolares e a poente localizam-se os pavilhões que partilham o seu uso com comunidade.
No espaço comum a todos os pavilhões cria-se um corredor de distribuição central afeto a todas as zonas funcionais do equipamento. A existência de um Barreiro (área de extração de barros) no interior do lote tornou possível a implantação do pavilhão de desporto e dos campos de jogos associados. O limite do Barreiro existente é utilizado como zona informal de bancadas que circunda toda a zona exterior de jogos.

LOCALIZAÇÃO VAGOS, OUCA
PROJETO CONCURSO, 2º PRÉMIO 2008
PROMOTOR CÂMARA MUNICIPAL DE VAGOS
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 4 614,31 M2
ARQUITETURA  JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
DIOGO HENRIQUES, DUARTE CALDAS, RUI DIDIER, TIAGO MOTA, VESNA MIHELJ
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
ARQUITETURA PAISAGISTA ROSÁRIO SALEMA
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS PERFECTUS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS

40.524001,-8.640551
Ver mapa