Partilhe

Livre

O LIVRE é um projeto desenvolvido e selecionado para o programa “Arte em Campo”, promovido pelo Instituto das Artes sob o tema EURO 2004, Campeonato da Europa de Futebol.
O Projeto propôs a ocupação de espaços expectantes da cidade durante a realização do EURO 2004 partindo dos seguintes princípios:
– Utilização contínua ao longo do período diurno e noturno pelos cidadãos, possibilitando assim o uso diferenciado de cada espaço para o jogo e a estadia.
– Os campos LIVRE instalam-se com proporções definidas pela especificidade da superfície disponível. O limite não determina a forma, mas sim a proporção.
– O campo LIVRE é uma superfície construída com matérias sintéticas.
– Transferir o jogo de futebol do espaço exclusivo dos estádios e das televisões para o espaço inclusivo e público não apropriado na cidade.
“A relação entre a ausência de uso, de atividade e o sentido de liberdade, de expectativa é fundamental para entender toda a potência evocativa que os terrain vague das cidades têm na perceção da mesma nos últimos anos. Vazio como ausência, mas também como promessa, como encontro, como espaço do possível, de expectativa.” Ignasi de Solà-Morales
PROJETO NÃO CONSTRUÍDO

LOCALIZAÇÃO LISBOA
PROJECTO CONCURSO, PROJECTO VENCEDOR 2004
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
COLABORADORES CARLA GONÇALVES, TIAGO MOTA
ARQUITECTURA PAISAGISTA CLAUDIA TABORDA, ROSÁRIO SALEMA
DESIGN GRÁFICO JOANA MORAIS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITECTOS