MHM JERSEY
Este projeto foi o resultado de uma residência na Ilha de Jersey com três artistas plásticos, a convite do Museu de Jersey, com o objetivo de reequacionar a presença da comunidade portuguesa de origem maioritariamente madeirense, que perfaz 10% de uma população total de 100.000 habitantes.
O MHM-Jersey foi elaborado como reação às condições de habitabilidade a que são sujeitas as comunidades emigrantes que vivem em espaços mínimos, com regras rígidas e casas de banho partilhadas em compartimentos de casas adaptadas a unidades de habitação.
O MHM-Jersey propôs-se a otimizar as áreas, criando um Módulo de Habitação Mínima ou Minimal Housing Module com cerca de 16m2 (4mx4m), incluindo neste espaço instalações sanitárias, cozinha e arrumos. Sempre que um equipamento utilizado deixa de ser necessário, o habitante incorpora-o nas paredes/móvel, deixando desocupado o máximo de área para espaço livre.
O MHM fez parte da exposição “Home Is Where the Heart Is” e foi construído no Museu de Jersey permanecendo durante 3 meses no espaço do museu.
LOCALIZAÇÃO ILHA DE JERSEY, GRÃ-BRETANHA
PROJECTO 2003
CONSTRUÇÃO 2003
CLIENTE JERSEY HERITAGE TRUST
PRODUÇÃO Expoente
COMISSÁRIO DIOGO TEIXEIRA
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 16 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
RICARDO ABOIM INGLEZ, CARLA GONÇALVES, TATIANA MOURISCA, TIAGO MOTA
IMAGEM 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITECTOS