UNIDADE RESIDENCIAL MOINHOS DA FUNCHEIRA
O novo equipamento da Unidade Residencial Moinhos da Funcheira, insere-se num aglomerado urbano coeso e consolidado de edifícios de habitação e comércio de cinco a seis pisos, a norte da cidade da Amadora.
O equipamento proposto, de quatro pisos, define-se na sua relação com o entorno como um edifício que procura relações de continuidade com o tecido urbano existente. Caracteriza-se não como edifício de exceção, mas como uma Unidade Residencial que procura estabelecer afinidades com os edifícios de habitação na sua envolvente.
No interior definiu-se uma estratégia oposta. O edifício, com um grande pátio central a partir do qual do qual se processam as circulações a todas as suas áreas funcionais, adquire um carácter de exceção. O grande pátio central coberto é o lugar de encontro de toda a comunidade residente. As áreas de estadia pulverizam-se em diferentes zonas, a diferentes níveis, permitindo áreas de descanso e reunião de carácter distinto. O pátio centra e jardins interiores do edifício é um espaço luminoso tira o máximo partido das condições naturais da envolvente, e que funciona como uma grande área informal de estadia.
Na cobertura o terraço permite ao utente estabelecer o contacto direto com o exterior dentro do próprio edifício. Um jardim e vários talhões de horta possibilitam distintas atividades ao ar-livre e de encontro e lazer.
LOCALIZAÇÃO MOINHOS DA FUNCHEIRA, AMADORA
PROJETO CONCURSO, 2010
PROMOTORA CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 4 070, 38 m2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, RICARDO ABOIM INGLEZ, JOÃO ALBUQUERQUE MATOS, MARGARIDA LAMEIRO, SARA JARDIM
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
PAISAGISTA ARQUITETURA CUBO VERDE
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS PERFECTUS
IMAGENS 3D ATELIÊ RUA