024 Santa Clara
O projeto da área de estadia na zona envolvente à ponte em ruína da ribeira de Santa Clara a Velha baseou-se em duas premissas que regularam a proposta: a verba disponível de 10.000 € para a sua execução e a escassa mão de obra existente no local.
Na primeira visita à zona de intervenção, apareceu o João, um miúdo de 9 anos que conhecia o sítio melhor que ninguém e que insistiu que deveríamos conhecer as ilhas. Seguimos o João, abrindo caminho através do mato cerrado, e deparámos com duas pequenas ilhotas na margem do rio totalmente escondidas por detrás da vegetação.
A partir daí o projeto definiu-se: entender a área de intervenção de uma forma mais abrangente e criar um percurso que permitisse descobrir o sítio, tal como nós o tínhamos feito.
A proposta consistiu na encomenda e entrega no local de 5 perfis HEB 400 de seis metros de comprimento e na sua colocação , com a ajuda de uma grua, em cinco pontos previamente definidos no terreno existente. Três destas vigas tornaram-se bancos e as outras duas permitem o atravessamento para as duas ilhotas e possibilitam a chegada a um ponto no meio da ribeira e a visualização lateral de toda a ponte em ruína.
localização santa clara -a -velha, odemira
projeto 2006
construção 2006
cliente ippar
coordenação geral gonçalo costa martins
arquitetura josé adrião – coordenação
carla gonçalves, luís valente,rui didier,tatiana mourisca, tiago mota
arquitetura paisagista gonçalo costa martins
colaboração especial joão tristão
fotografias sérgio mah e jam
Ler mais


















