204 Mesquita
A Quinta da Mesquita, localizada no concelho de Alcobaça, é uma propriedade agrícola que iniciou a produção comercial no final do século XIX. Nessa época, foram construídos diversos edifícios de apoio, destinados ao armazenamento, transformação e embalamento dos produtos. Os principais produtos comercializados eram vinho, azeite, fruta e cereais, destinados ao mercado nacional e internacional.
Nos anos oitenta do século XX, a produção foi descontinuada e os edifícios foram abandonados, entrando progressivamente em ruína. A primeira fase do projeto visa a reabilitação da Casa Principal, da Eira e da Casa do Forno. A Casa Principal, na sua origem, tinha dois pisos com usos distintos. O primeiro piso destinava-se à habitação dos proprietários da quinta e o piso térreo servia para armazenamento e arrumos.
O projeto tem como objetivo transformar todo o edifício em habitação, ampliando-o para poente. É criado um acesso no piso térreo, onde a partir do átrio se faz a distribuição para as várias zonas da casa. No piso superior, a laje de esteira é removida para ampliar o espaço e a nova área de salas e cozinha aberta liga-se a um grande terraço com vista para a paisagem. No piso térreo, cria-se uma zona de hóspedes autónoma e três quartos ligados à casa principal. A Casa do Forno mantem o seu uso original, e os compartimentos recebem uma nova estufa, canil e galinheiro. A Eira é consolidada com um pavimento em tijoleira, permitindo um uso informal e polivalente, como extensão da Casa Principal.
localização alcobaça, portugal
projeto 2022
cliente privado
área casa principal 720m2, casa do forno 125m2
arquitetura coordenação geral – josé adrião
co-coordenação – ana grácio
chefe de projeto estudo prévio e projeto base – andré cruzeiro
chefe de projeto execução – maria joão gordalina
equipa – hugo falcão, mafalda cruz gomes, miguel almeida, raquel vicente
estabilidade e especialidades ncrep
medições e orçamentos perfectus
levantamento arquitetónico e topográfico emanuel santos luís
fotografia existente nuno almendra
imagens virtuais filipe borralho





















