053 Escola Melgaço
O lote definido para área de intervenção tem como característica principal, a exposição privilegiada a sul, uma pendente acentuada e uma mata cerrada de pinheiros. A preservação deste pinhal tornou-se um aspeto determinante na implantação do edifício. As copas das árvores funcionam como um filtro protetor do edifício e das zonas de estadia da sua envolvente. Estabeleceu-se que o percurso até à escola fosse predominantemente feito por caminhos pedonais e pistas cicláveis criando uma relação de continuidade entre a cidade, os campos e a escola. O edifício estabelece uma relação direta com os limites da área de intervenção e no seu interior abrem-se três pátios.
No limite norte situa-se a entrada principal do edifício. Neste ponto de cota mais alta a construção pousa diretamente no terreno existente. A nascente o edifício ganha mais um piso que vence o declive existente. Todo o restante volume a sul fica suspenso sobre o terreno deixando a área interior dos pátios totalmente permeáveis ao exterior, a paisagem e ao pinhal existente.
O sistema de circulação que percorre todo o edifício de forma fluída incorpora algumas das qualidades de deambulação e de passeio pela mata. Através do sistema de circulação proposto, pretende-se criar uma diluição entre o exterior e o interior do edifício.
localização melgaço, viana do castelo
projeto concurso, 2008
promotor câmara municipal de melgaço
área de construção 4 700,00 m2
arquitetura josé adrião – coordenação
maria sousa, rui didier, tiago mota, vesna mihelj
estabilidade ara
especialidades acribia
arquitetura paisagista rosário salema
condições técnicas especiais excepto, lda
imagens 3d josé adrião arquitetos
Ler mais