Localização

Localização

Existente

Existente

Maquete

Maquete

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Imagem 3D

Planta de Implantação

Planta de Implantação

Planta Piso Térreo

Planta Piso Térreo

Planta Piso - 1

Planta Piso - 1

Corte

Corte

151 Cruz Quebrada

A casa situa-se num dos únicos lotes disponíveis num bairro de moradias unifamiliares, no Alto da Cruz Quebrada em Oeiras.
As condições geológicas do terreno em solos instáveis de aterro fizeram com que o lote – pelas suas difíceis condições de edificabilidade – se mantivesse por construir durante décadas, apesar da sua excelente localização e das magníficas vistas sobre a foz e a paisagem a sul do rio Tejo.
Como estratégia de projeto definiu-se que o processo devia ter o seu início com uma cuidada verificação das caraterísticas do terreno existente e esclarecer que tipo de estrutura resolveria da forma mais eficaz, ao nível construtivo e económico, a edificação.
Criou-se um sistema porticado  de betão, com uma modelação constante, apoiado em estacas sobre o leito rochoso do subsolo com a profundidade de 10 metros que vencem os instáveis aterros.
A casa definiu-se a partir da sua localização e da sua estrutura.
Como ideia de projeto proposta pela cliente a casa deveria conter um ambiente luminoso, ter grandes vãos e espaços o mais amplos possível com o mínimo de divisões entre si. A sua expressão matérica deveria ser o “concreto”, referenciado nas casas do Brasil onde viveu durante grande parte da sua vida.
De modo a conseguir o máximo de privacidade e proteção ao ruído, a casa fechou-se à estrada a norte. A fachada murada e o jardim proposto que sobe por ela, definem este limite do lote.
A sul foi criado um grande alpendre que serve indistintamente todos os espaços do piso térreo da casa em toda a sua extensão: zona de acesso, cozinha, áreas de refeições e estar e um quarto. O alpendre é o espaço principal da casa e prolonga os espaços interiores para uma larga e comprida sala exterior.
No piso inferior situam-se dois quartos complementares e as zonas técnicas de lavandaria e arrumos.
Na cobertura criou-se uma zona de estar de terraço, com um pequeno tanque para banhos e duche, tirando o máximo partido das condições da exposição solar e das vistas sobre a paisagem a sul.

localização cruz quebrada, oeiras
projeto2020
cliente privado
área de construção  426,40m2
arquitetura josé adrião – coordenação

ana grácio – chefe de projeto
ana isabel, tomas forjaz, leonardo marchesi, gonçalo dinis, carlos jorrim

fotografia existente  nuno almendra
visualizações digitais filipe borralho
estabilidades e especialidades 360 engenharia

38.703807,-9.247773
Ver mapa
Ler mais