189 Centro de Infância Traquinas
O programa de intervenção da C.M. Oeiras definia a substituição do edifício existente por outro, com o intuito de melhorar as condições de funcionamento do equipamento escolar.
Como estratégia inicial, decidiu-se transpor o acesso principal ao edifício para uma azinhaga em desuso na zona a tardoz da escola existente. Esta rua pedonal, permite um acesso totalmente seguro à escola.
De modo a libertar o máximo de área no seu interior para zona de recreio das crianças, optou-se por ampliar o edifício até aos limites exteriores do lote.
A escola adquiriu a tipologia de edifício com pátios interiores. No perímetro do edifício situam-se todas as áreas funcionais, os corredores de circulação e as zonas de recreio coberto.
No interior, os pátios conferem um caráter doméstico à escola e promovem a ideia de comunidade e de casa.
As três zonas de recreio descoberto – cada uma associada às diferentes faixas etárias das crianças definidas pelo programa – são pátios abertos ao céu.
Os pátios assumem-se como clareiras – espaços de luz – que permitem ao aluno estabelecer relações de cumplicidade com o mundo e com a escola, próprias ao seu universo infantil.
localização oeiras
projeto2021
cliente câmara municipal de oeiras
área de construção 1950, m2
arquitetura josé adrião – coordenação
gonçalo diniz – chefe de projeto
carolina calmon, carlos jorrim
arquitetura paisagista maria telles
estabilidade 360 engenharia
visualizações digitais filipe vieira borralho
Ler mais











