083 Casa Verde
O apartamento, situado no primeiro e último piso de um edifício de habitação popular em Alcântara, estava em ruína quase total. A intervenção – com o custo total de 15.000,00 Euros – teve como principal objetivo tornar o apartamento habitável tirando o máximo partido da sua estrutura e tipologia. Nas áreas comuns retirou-se o teto que separava a casa do sótão, aumentando o pé-direito. Nos quartos, áreas de circulação e instalação sanitária conservou-se o teto e criou-se uma zona de mezanino na área disponível.
O único novo elemento da casa é o armário, situado na cozinha e na zona de comer, que recebe os eletrodomésticos necessários: frigorifico, máquina de lavar e fogão. Utilizaram-se sistemas construtivos e materiais de acabamento básicos e recuperam-se os elementos existentes. Deste modo manteve-se o carácter original da casa e atingiu-se o objetivo inicial da obra: ser intervenção de custos mínimos.
Recuperou-se o espaço anteriormente ocupado com uma instalação sanitária, e abriu-se um vão e uma nova varanda para o logradouro a poente.
localização rua gilberto rola, 43, lisboa, portugal
projeto 2010
construção 2010-2011
cliente privado
área de construção 62 m2
arquitetura josé adrião – coordenação
joão albuquerque matos – chefe de projeto
empreiteiro geral joão lucas
fotografia catarina botelho
Ler mais




