Partilhe

VAZIO

O enorme impacto criado pelo incêndio do Chiado em 1988, foi seguido de uma renovação urbana de grande envergadura com o objetivo principal de requalificação deste bairro . No entanto nos 10 anos seguintes sentia-se que algo ainda estava por acontecer. Muitos dos espaços comerciais da rua Garrett, encontravam-se vazios. Estes vazios, numa zona de vocação essencialmente comercial estabeleciam-se como ausências, devido à sua não interação com o espaço público.
Este projeto pretendeu”restabelecer” a função participativa destas áreas privadas com o espaço público e o cidadão. “As ruas são a morada do coletivo. O coletivo é uma essência eternamente agitada, eternamente em movimento que, entre as fachadas dos edifícios, suporta, experimenta, aprende e sente tanto como o indivíduo protegido entre quatro paredes”. Walter Benjamin
Seguindo este princípio, colocaram-se dentro das lojas desocupadas, projetores com lâmpadas de forte intensidade de modo a que todo o espaço interior ficasse iluminado por uma luz vermelha homogénea que fosse visível através da” montra”.

LOCALIZAÇÃO CHIADO, LISBOA
PROJECTO 1999
CONSTRUÇÃO 1999
ORGANIZAÇÃO EXPOENTE
PRODUÇÃO Expoente
Comissário Diogo Teixeira
ARQUITECTURA JOSÉ ADRIÃO
LUMINOTECNIA CARLO PEREIRA
Projecto de Intervenção Urbana Idealidades
FOTOGRAFIAS JOSÉ ADRIÃO

38.710864,-9.140047
Ver mapa