Três Engenhos
O projeto consistiu na reabilitação de um edifício de esquina da rua Marques de Ponte de Lima com o beco dos Três Engenhos, no bairro da Mouraria em Lisboa.
A edificação pré-pombalina com uma configuração trapezoidal, resultado de transformações sucessivas de um logradouro, teve várias utilizações ao longo da sua existência.
Durante as pesquisas arqueológicas foram descobertos engenhos no seu subsolo relacionados com a produção e moagem de farinha, que permitiram decifrar a origem do nome do local onde o edifício está situado: beco dos Três Engenhos.
Em fases posteriores à sua utilização como local de moagem, o edifício foi uma taberna e mais tarde uma oficina.
O projeto teve por base a transformação da oficina em restaurante, tirando partido do seu último alvará comercial como taberna. O piso superior já existente foi ampliado, criando uma área coberta exterior de esplanada e uma zona de instalações sanitárias e serviços. No piso térreo situa-se a cozinha e uma sala aberta diretamente para o exterior.
Os grandes vãos do piso superior sem caixilho enquadram, a partir da esplanada coberta, fragmentos das fachadas dos edifícios envolventes.
LOCALIZAÇÃO Rua Marquês de Ponte de Lima, Lisboa
PROJETO 2015 – 2022
CLIENTE Privado
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 102M2
ARQUITETURA José Adrião – Coordenação
Fase 01 – Carla Gonçalves – Chefe Projeto
Tiago Mota, Ricardo Aboim Inglez, João Albuquerque Matos, Hugo Santos Silva
Fase 02 – Carla Gonçalves – Chefe Projeto
Ana Isabel Santos, Carolina Calmon
FISCALIZAÇÃO PERFECTUS
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES PENSAMENTO SUSTENTÁVEL
FOTOGRAFIAS CONCLUÍDO HUGO SANTOS SILVA