Partilhe

SAL-REI

A Vila de Sal-Rei, tal como toda a Ilha da Boavista, encontra-se atualmente num processo de transformação rápido, em resultado da construção de inúmeros empreendimentos por agentes turísticos internacionais. Os novos hotéis, resorts e apartamentos de férias, se por um lado permitem a criação de emprego e a melhoria das condições de vida da população, por outro provocaram alterações radicais no tecido urbano existente impondo uma escala de construção não usual.
O projeto Sal-Rei partiu de uma encomenda de uma parceria público-privada que teve como objetivo a substituição do antigo recinto de cinema ao ar-livre desativado, na praça principal da Vila, por um edifício de uso misto com cinema, restaurante, espaços comerciais, escritórios e habitação. A sua implantação e o seu programa determinou a abordagem projetual desde o início do processo: a conceção de um edifício de exceção.
De acordo com as premissas definidas pela encomenda, o edifício deveria ter 5 ou mais pisos. Com questões como a escala, a volumetria e a sua inserção no tecido urbano como questões importantes a resolver, o edifício assume-se como um bloco isolado e destacado, que através da sua volumetria irregular, procura estabelecer relações de cércea com os edifícios vizinhos. A introdução de grandes vãos na fachada, procura retirar a leitura imediata do seu número de pisos, conferindo-lhe um carácter simultaneamente mais doméstico e informal.

LOCALIZAÇÃO SAL-REI, ILHA DA BOAVISTA, CABO VERDE
PROJETO 2007 – 2009
PROMOTOR CARLOS VEIGA LDA
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 3 107,38 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
FASE 1 TIAGO MOTA – CHEFE DE PROJETO
LUÍS VALENTE, RUI DIDIER,
FASE 2 RICARDO ABOIM INGLEZ – CHEFE DE PROJETO
DIOGO HENRIQUE, MARGARIDA LAMEIRO, SARA JARDIM, TIAGO MOTA
EQUIPA ARQUITETURA CABO-VERDE ALBERTO MELLO
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS PERFECTUS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS

16.175470,-22.915975
Ver mapa