Rua Cor de Rosa
Em Dezembro de 2011 a Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré foi pintada de cor-de-rosa.
A pintura da faixa de rodagem da rua consolidou de um modo eficaz e pragmático o desejo de transformação. Criou um espaço público dinâmico, inclusivo, aberto e polivalente que proporciona o acesso a um dos bens mais preciosos do nosso quotidiano: informação. Na Rua Cor-de-Rosa produz-se, partilha-se e consome-se cultura.
A cor veio anunciar uma mudança à qual um enorme número de pessoas aderiu. A Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré passou a chamar-se Rua Cor-de-Rosa.
A proposta tem como objetivo fortalecer o carácter estabelecido com a intervenção anterior dando-lhe continuidade e ambição de maior permanência.
Propõe-se o nivelamento da faixa de rodagem com os passeios laterais, de modo a transformar o espaço existente num espaço público contínuo e sem barreiras.Ao longo da rua prevê-se a colocação de oito MUPIS, que podem ser utilizados para exposições de fotografia ou outras (individuais/coletivas, noite/dia), ou para informação de eventos na rua. Os oito MUPIS podem ser utilizados como candeeiros no caso de não conterem qualquer informação mas somente luz. Estes candeeiros podem mudar de cor de acordo com o caráter do evento ao qual estão associados.
Localização Rua Nova do Carvalho, Cais do Sodré, Lisboa, Portugal
Projeto 2012
Obra 2013
Cliente ACS – Associação Cais do Sodré
Área de Construção 1 391,70 m2
Arquitetura José Adrião – Coordenação
Fase 1 João Albuquerque Matos – Chefe de Projeto
Carla Gonçalves, Ricardo Aboim Inglez, Tiago Pereira
Fase 2 Hugo Santos Silva – Chefe de Projeto
Carla Gonçalves, Ricardo Aboim Inglez, Tiago Pereira
Especialidades (águas e esgotos) ACRIBIA
Fotografia FG+SG – Fotografia de Arquitectura