Partilhe

MERCADO DE CASCAIS

A proposta de recuperação do Mercado de Cascais como polo dinamizador e centralizador de atividades económicas e culturais na cidade teve como base os seguintes dados: a sua grande centralidade e acessibilidade a partir do centro histórico, a relação de vizinhança com o Parque Urbano da Ribeira das Vinhas e a futura ligação com o programado Metro Ligeiro de Superfície.
No desenvolvimento da proposta tornou-se claro que a consolidação de uma Unidade Mercado/ Parque seria fundamental para criar uma forte identidade para o novo Mercado. Assim a recuperação do mercado como espaço publico a transição para o programado Parque Urbano da Ribeira das Vinhas foi um ponto-chave da proposta e que informou toda a intervenção.
Como elemento central do projeto foi proposto a substituição da estrutura existente de apoio ao mercado ao ar livre por uma pala de 80 metros de comprimento, com uma largura irregular definida pelo espaço livre entre as árvores de grande porte existente (plátanos e cedros). Esta pala remata a praça do mercado a poente e funciona como porta de entrada para o parque urbano proposto a norte.

LOCALIZAÇÃO CASCAIS
PROJETO CONCURSO 2005
PROMOTOR CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 2 500 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, LUÍS VALENTE, MIGUEL CASTRO, TATIANA MOURISCA, TIAGO MOTA
ARQUITETURA PAISAGISTA ROSÁRIO SALEMA, CLÁUDIA TABORDA
ESTABILIDADE
ARA
CLIMATIZAÇÃO NATURAL WORKS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS

38.701761,-9.421791
Ver mapa