ESCOLA SECUNDÁRIA DA QUINTA DO PERU
Propõe-se que a nova Escola Secundária da Quinta do Peru se estabeleça como um edifício/transição entre o tecido urbano da Quinta do Conde e o extenso pinhal localizado a sul da área de intervenção. O edifício cria um remate ao tecido urbano edificado a norte e a poente, procurando libertar o máximo terreno a nascente e a sul.
Um corredor implantado no sentido norte-sul, com 150 metros de comprimento, 6 de largura e altura variável, define-se como o eixo estruturante do edifício. Esta Rua Interior que acompanha o decline do terreno existente através de rampas com inclinação suave de 5%, é o espaço central da escola, A diferença de cotas entre o troço norte e o troço sul da Rua Interior estabelece o acesso directo a áreas programáticas com diferentes pés-direitos, tais como as salas de aula e as oficinas.
Na área não edificada do lote cria-se uma área verde que estabelece continuidade com a mancha de pinhal existente. Nesta área de parque, e entre as zonas arborizadas, propõe-se um circuito deambulação que funciona como prolongamento das actividades desportivas, didácticas e recreativas realizadas no interior da escola.
LOCALIZAÇÃO QUINTA DO CONDE, SESIMBRA
PROJECTO CONCURSO, 1º PRÉMIO, 2010
PROMOTORA ASSOCIAÇÃO EUROPAN PORTUGAL
CLIENTE PARQUE ESCOLAR, EPE
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 15 625, 00 m2
ARQUITECTURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, JOÃO ALBUQUERQUE MATOS, MARGARIDA LAMEIRO, RICARDO ABOIM INGLEZ, SARA JARDIM
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
ARQUITECTURA PAISAGISTA CUBO VERDE
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS PERFECTUS
IMAGENS 3D ATELIÊ RUA