Partilhe

ESCOLA LUÍS VERNEY

A intervenção incide sobre um equipamento escolar pré-existente composto por três blocos autónomos entre si: o edifício principal de salas de aula, o edifício do ginásio e refeitório e o edifício das oficinas.
Como estratégia de intervenção propôs-se a reconversão do grande espaço central da escola – até aqui ocupado por campos de jogos – na área principal de recreio informal dos alunos e espaço aglutinador de todos os fluxos do equipamento.
A proposta incide sobre a transformação do conjunto edificado: a alteração do sistema de acessos e dos usos dos edifícios, e fundamentalmente da relação entre as suas áreas interiores e as áreas exteriores de recreio. Propõe-se a construção dois novos edifícios que se implantam entre o edificado existente, criando um novo espaço central delimitado para uso exclusivo de recreio. O primeiro edifício proposto concentra o novo acesso principal à escola e introduz um sistema de comunicações verticais, inexistentes no edifício original. O segundo alberga o novo ginásio. Como elemento unificador de todo o conjunto – existente e proposto – cria-se uma pérgula no pátio central que liga todos os edifícios. Esta pérgula possibilita a circulação coberta entre as várias áreas do equipamento escolar, e permite a distribuição das novas infraestruturas propostas para o edifício sem alterar a estrutura original dos edifícios existentes.

LOCALIZAÇÃO BAIRRO MADRE DE DEUS, LISBOA
PROJETO CONCURSO, 5º LUGAR – 2010
PROMOTOR PARQUE EXPO 98, SA
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 9 012, 21 m2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, JOÃO ALBUQUERQUE MATOS, MARGARIDA LAMEIRO, RICARDO ABOIM INGLEZ, SARA JARDIM
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
ARQUITETURA PAISAGISTA CUBO VERDE
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS PERFECTUS
IMAGENS 3D ATELIER RUA

38.734530,-9.113531
Ver mapa