ESCOLA ALGÉS – B + JI
Definiu-se que este equipamento deveria adquirir o carácter de escola/jardim ou de um jardim dentro de uma escola, adequando o uso aos seus principais utilizadores, crianças dos 3 aos 10 anos de idade.
O projeto cria dois ambientes de carácter totalmente distinto e acentua as qualidades inerentes e específicas de cada um. No exterior, relacionado com a rua, um ambiente urbano e no interior um espaço livre, fluido e permeável. Estabelece-se “um fora e um dentro” sendo o edifício o espaço de transição entre eles.
De modo a conseguir o máximo de área de jardim no interior, o edifício expande-se para os limites do lote adquirindo a sua configuração. A sua relação com o tecido urbano envolvente próximo é de continuidade, quer a nível formal como volumétrico.
No interior, e por oposição à estratégia definida para o exterior, as lajes de pavimento com consolas pronunciadas tornam-se curvilíneas, e desenham um limite interno com uma geometria orgânica.
Ao contrário das fachadas exteriores, onde existe uma marcação dos vãos regular, as fachadas interiores são essencialmente definidas por planos contínuos de vidro ou são espaços exteriores cobertos sem caixilharia. O pátio central da escola torna-se num lugar de exceção.
LOCALIZAÇÃO ALTO DE ALGÉS, OEIRAS
PROJETO CONCURSO, 2º PRÉMIO – 2007
PROMOTOR CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 7 636,19 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, LUIS VALENTE, RUI DIDIER, TIAGO MOTA
ARQUITETURA PAISAGISTA ROSÁRIO SALEMA
ESTABILIDADE ARA
ESPECIALIDADES ACRIBIA
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAIS EXCEPTO, LDA
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS