Casal do Pinto
A área de intervenção do Plano de Pormenor do Casal do Pinto integra uma franja de tecido urbano que pertence ao Bairro da Picheleira, um grande vazio urbano que foi parte integrante de quintas e casais com uma zona de vale pertencente à quinta da Conceição de Cima com a sua casa e hortas.
O Plano tem como objetivo primordial a requalificação urbana, através da colmatação do tecido urbano integrante da sua área de intervenção e pela introdução de espaços públicos qualificados que sejam ponto de congregação entre os diferentes “bairros/núcleos envolventes, atribuindo-lhe um forte sentido de identidade.
A identificação de elementos estruturantes da intervenção é o ponto fundamental na explicitação do conceito de abordagem ao desenho urbano do plano: a praça, o bairro, a azinhaga/calçada, o parque.
A praça da picheleira – um lugar de centralidade que permita convergir as principais atividades de caráter coletivo do bairro, um lugar de encontro, estadia, recreio e de contemplação.
O bairro – a opção estruturante do Plano, passa por uma estratégia de continuidade e de revalorização da identidade do bairro da Picheleira. O Plano introduz novas características e reforça as pré-existentes: o quarteirão com amplo logradouro interior permeável, o lote edificado de pequenas dimensões, a cércea baixa com rés-do-chão mais dois pisos, os passeios largos e arborizados, um sistema equilibrado de percursos pedonais, clicáveis e de trafego automóvel lento, o estacionamento ao longo das vias principais e um aproveitamento otimizado da amplitude visual com a paisagem de vale e de rio. O desenho das novas ruas assenta na continuidade com o traçado dos arruamentos existentes, procurando reenquadrar o sistema de vistas. O plano estabelece como princípio base a continuidade do quarteirão, procurando colmatar os existentes e gerando os novos.
A azinhaga / calçada via panorâmica – assenta num sistema pré-existente de azinhagas, que tem vindo a perder autonomia e visibilidade, à medida que a cidade se densifica. O redesenho da azinhaga do curral, torna-se vital e tem como objetivo a revalorização da identidade cultural do lugar do Casal do Pinto.
O Parque da Quinta da Conceição procura reforçar o caráter da paisagem de Chelas, revitalizando a estrutura de Vale, articulando atividades de recreio e lazer com atividades de produção hortícola. Pretende-se que o Vale passe a funcionar como forte elo de conexão e centralidade entre os vários lugares do bairro da Picheleira e também como um importante regulador ambiental, suporte de biodiversidade.
Urbanismo e Coordenação José Adrião e Pedro Pacheco, arquitectos;
Chefe de Projecto: Ana Grácio.
Equipa: João Paulo
Projeto 2012
Arquitetura Paisagista NPK, arquitectos paisagistas associados
Engenharias AfaConsult
Jurista Fernanda Paula Oliveira
Avaliação Ambiental Estratégica Proman – Centro de Estudos e Projectos, SA.