CANTINA
A proposta teve como objetivo a construção de um restaurante/pronto-a-comer numa loja de piso térreo e cave ainda em tosco situada em Telheiras, Lisboa.
Foi logo nas conversas iniciais com os clientes que o nome e o programa foram discutidos.
O modo de funcionamento – mais diurno que noturno – e a informalidade desejada apontaram para o nome CANTINA . O piso térreo da loja ficou destinado à zona de refeições e de atendimento, e o piso cave às zonas técnicas de cozinha e instalações sanitárias.
A intervenção na loja, estreita e comprida (11m X 4 m), foi condicionada pela existência de dois pilares estruturais a meio do espaço que dificultavam a definição do lay-out do restaurante. Decidiu-se optar por uma solução de mesa baixa central (9 m X 0,9 m), que funcionasse como bancada de atendimento aos clientes e zona de refeições, de modo a reforçar o carácter de cantina pretendido para o restaurante. Esta mesa, colocada a meio da sala, permitiu incorporar os pilares existentes tornando-os simultaneamente elementos estruturais do edifício e os únicos elementos estruturais da mesa. Com o desenvolvimento do projeto o candeeiro sobre a mesa ficou também suspenso nos pilares existentes.
LOCALIZAÇÃO RUA PROF. EDUARDO ARAÚJO COELHO, TELHEIRAS, LISBOA
PROJETO 2004 – 2005
CLIENTE JOÃO PEDRO E JOÃO LAGOAS
ÁREA DE CONSTRUÇÃO 86 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, LUIS VALENTE, RUI DIDIER, TATIANA MOURISCA, TIAGO MOTA
ESTABILIDADE ARA
DESIGN JOANA MORAIS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS