Calçada dos Mestres
Quando o atelier José Adrião Arquitetos me referiu que gostavam de ter um pequeno escrito meu para inserirem no site em conjunto com o projeto , aderi de imediato e de forma entusiástica. Já tinha tido ocasião de referir verbalmente a minha satisfação com o produto final mas assim teria hipótese de fazer uma análise que perpetuasse um trabalho que durou uns poucos meses e que acompanhei com muita satisfação.
Este projeto correspondeu à remodelação total de um pequeno apartamento de 60m2 sem qualquer aspeto diferenciador e com divisão e acabamentos bem datados no tempo. Convém referir que não era a primeira vez que trabalhávamos em conjunto, na primeira tratou-se de um prédio do final do sec. XIX em que houve um trabalho de arquitetura muito rigoroso e profundo que envolveu pesquisa relativa a resistências de materiais e distribuição de espaço, com um resultado que criou um todo muito harmonioso em que a vivência diária se torna francamente agradável e assim continua, passados mais de 10 anos da sua conclusão.
Quando pensei neste projeto logo me ocorreu este Atelier para lhe dar forma. Inicialmente transmiti as nossas necessidades e o que se pretendia com o espaço, um apartamento moderno, cosmopolita com materiais portugueses preferencialmente, confortável com bastante arrumação e uma vivencia agradável.
O trabalho de conceção foi feito em conjunto com grande abertura por parte da equipa de projeto , tendo mesmo sido disponibilizadas várias alternativas para o enquadramento global do espaço. Escolhido este, prosseguimos com todos os trabalhos de pormenor, escolha de materiais, desenho de todas as peças interiores com grande precisão e detalhe . Os trabalhos de obra propriamente dita foram acompanhados com a regularidade requerida e sempre com total disponibilidade. Sempre houve e parece-me de realçar, grande criatividade e imaginação na forma como cada situação ou pormenor era pensado e/ou solucionado.
Posso concluir dizendo que fiquei muito contente com o trabalho final e que o apartamento ficou com muita arrumação, tem um aspeto harmonioso, moderno, confortável e permite que se diga “sentimo-nos lá muito bem”.
Agradeço ao Atelier toda a disponibilidade e profissionalismo que investiram neste trabalho e espero que outros apareçam para manter esta simpática e produtiva parceria.
Cristina Parro Nogueira
Localização Campolide, Lisboa
Projeto 2017
Cliente Cristina Parro Nogueira
Área de Construção 50m2
Arquitetura José Adrião – Coordenação
Tomás Forjaz – Chefe de Projeto
Ana Isabel Santos, Rúben Figueiredo
Empreiteiro Rogério Malhão
Fotografia Concluído Nuno Almendra