Partilhe

BELÉM CLUBE

A intervenção tem como objetivo transformar o edifício existente e devoluto na nova sede do Belém Clube – coletividade de cultura e recreio fundada em 1889 com sede atual na Calçada da Ajuda 76/80, antigo Teatro Luís de Camões.
Foi previamente definido pela entidade contratante que o novo programa do edifício deveria conter diferentes áreas funcionais tais como: sala de espetáculos/ polivalente, zona de bar, sala de reuniões, sala de direção, biblioteca/sala de informática, sala de trabalho das seções, zona destinada a exposição de troféus, instalações sanitárias comuns, camarins e instalações sanitárias dos artistas, cabine de luz e som e arrecadações.
Depois de uma consulta numa fase preliminar à IGAC – Inspecção Geral de Actividades Culturais – verificou-se que uma das questões mais importantes a resolver na adaptação do edifício existente a sala de espetáculos seria a questão do ruído, do interior para o exterior, em caso de espetáculos.
Definiu-se manter o edifício em todo o seu perímetro, paredes de fachadas e empenas, e introduzir um novo corpo funcional (substituindo a cobertura existente) com volume e massa de modo a funcionar como uma “tampa acústica”.
O novo corpo funcional/cobertura (Piso 01) incorpora o programa relativo às atividades do Belém Clube específicas a sócios tais como: sala de reuniões, sala de direção, biblioteca/sala de informática, sala de trabalho das seções, zona destinada a exposição de troféus instalações e sala polivalente. No Piso 01 existe também uma área de uso geral que contém as sanitárias comuns e áreas técnicas.
No Piso 00 funciona a sala de espetáculos e a zona de bar. Esta área, que pode estar aberta a sócios e a não sócios, relaciona-se diretamente com a Rua da Junqueira. Este espaço carateriza-se por ser uma nave ampla com 4,60 metros de altura. No interior da nave existe um volume autónomo que contém as áreas funcionais e técnicas específicas, tais como o elevador e a zona de serviço do bar.
Numa área situada do desvão das escadas de acesso ao Piso 01 situa-se uma área de camarins com ligação direta ao palco.
Ao longo da empena poente do edifício e todo o seu comprimento existe um corpo que regulariza a empena e que contém arrumos, áreas técnicas e as escadas que fazem a ligação entre os dois pisos propostos.
Propõem-se que o corpo funcional/cobertura seja revestido com painéis-sanduiche, com caraterísticas térmicas e acústicas, com o acabamento à cor branca.

 

LOCALIZAÇÃO RUA DA JUNQUEIRA 243 A, LISBOA
PROJETO 2012
CONSTRUÇÃO2014 – 2015
CLIENTELISBOA OCIDENTAL SRU – SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA, E.E.M.
ÁREA DE CONSTRUÇÃO531 M2
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
RICARDO ABOIM INGLEZ – CHEFE DE PROJECTO
CARLA GONÇALVES, TIAGO PEREIRA, JOÃO MATOS, HUGO SANTOS SILVA, GONÇALO PONCES, TOMÁS FORJAZ.
ESTABILIDADEFTD
ESPECIALIDADES ACRIBIA
CONDIÇÕES TÉCNICAS ESPECIAISPERFECTUS
EMPREITEIRO GERAL CONSTRUCENTRO
FISCALIZAÇÃO PROFICO
FOTOGRAFIA HUGO SANTOS SILVA

38.697380,-9.194197
Ver mapa