ALCOUTIM
A área de intervenção é sistematizada através de uma sub-divisão em áreas de projeto da qual resultaram três núcleos a Vila Histórica , o Vale e a Vila Nova A proposta tem como objetivo potenciar cada uma destas áreas, seguindo uma metodologia que promove as especificidades existentes e acentua as suas diferenças, fomentando a consolidação de um tecido heterogéneo.
Na Zona Um, a Vila Histórica a existência de um contorno amuralhado é o motivo principal de projeto. É a construção dos limites deste núcleo histórico, com muros de suporte que definem percursos pedonais, que vai permitir novas acessibilidades e transformar um sistema estanque de muros num sistema de permeabilidade.
A Zona Dois, o Vale , é um espaço entre que se assume na proposta de intervenção como Parque, zona de produção e ludicidade. Esta área integra um novo estacionamento numa plataforma sob a ponte rodoviária, que permite condicionar a entrada de viaturas automóveis no casco antigo da vila.
A Zona Três, a Vila Nova , zona de expansão urbana recente de Alcoutim é a área preferencial para a implantação de um novo equipamento. O edifício proposto é uma Escola de Canoagem que se encaixa na topografia existente. Na sua cobertura define-se uma zona de praça sobre o Guadiana.
LOCALIZAÇÃO ALCOUTIM
PROJETO CONCURSO, MENÇÃO HONROSA, 2005
PROMOTOR CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOUTIM
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO – COORDENAÇÃO
CARLA GONÇALVES, LUIS VALENTE, TATIANA MOURISCA, TIAGO MOTA, MIGUEL TAVARES CASTRO
ESTABILIDADE ARA
ARQUITETURA PAISAGISTA ROSÁRIO SALEMA, CLÁUDIA TABORDA
ARTISTA PLÁSTICO CARLOS NOGUEIRA
HISTORIADOR ANÍSIO FRANCO
DESIGN GRÁFICO JOANA MORAIS
IMAGENS 3D JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS