Partilhe

Camarate Centro

Camarate Centro – Definir uma centralidade em Camarate a partir do seu eixo principal de comércio- a Rua Avelino Salgado de Oliveira e a Rua Guilherme Gomes Fernandes – e do Largo da Igreja de Santiago.

Zonas pedonais – Aumentar as áreas de circulação pedonal ao longo da Rua Avelino Salgado de Oliveira e da Rua Guilherme Gomes Fernandes, nomeadamente no passeio a norte, junto à galeria comercial, de modo a aumentar o potencial comercial das lojas. Propõe-se a pavimentação em torno da Igreja de Santiago reforçando o caráter do largo como centro histórico.

Eixos viários – Reduzir a largura dos eixos viários para a dimensão de 3.10 m em cada sentido de modo a promover o abrandamento do fluxo viário.

Diversidade de tipologias de espaço público – Em Camarate existe uma enorme diversidade de tipologias de espaço público numa localidade com uma escala de um pequeno aglomerado urbano: Rua estreita de caráter pedonal (tipo azinhaga), Largo da Igreja, Rua Principal, Rua em Galeria, Espaço Coberto sob viaduto. Esta diversidade deverá ser entendida como um valor positivo a incrementar adicionando outros que promovam esta diversidade (Ex. Jardim).

Parque / Desportos Urbanos – Criar sob o viaduto da CRIL um parque de atividade desportivas urbanas de modo a atrair os jovens para o centro de Camarate. Este parque, por ser coberto, poderá ser utilizado em dias de muito sol ou chuva. As zonas de atividades deverão ser múltiplas tais como: Parque de Skates, Zona de Basquetebol, zona de escalada, etc. Terá uma iluminação intensa de modo a poder ser utilizado 24 horas por dia. Este Parque pode ter uma importância à escala urbana e promover Camarate na área metropolitana de Lisboa.

Ruas de caráter pedonal – A Rua/Azinhaga a sul e a Rua/Azinhaga a norte podem estabelecer-se como um sistema contínuo com as caraterísticas pedonais. Este sistema deverá ligar a zona a sul e o centro de Camarate à Escola EB 2/3 Mário de Sá Carneiro e ao Cemitério Municipal. Este percurso coincide com a estrutura de quintas de Camarate, articulando a Quinta do Redondo, Quinta da Encarnação, Quinta de Stª Bárbara, Quinta da Vitória e Quinta da Ribeirinha.

Jardim Mário de Sá Carneiro – Sugere-se a criação de um Jardim no grande espaço contíguo ao Largo da Igreja de Santiago que aumente as superfícies permeáveis da zona e áreas arborizadas.

LOCALIZAÇÃO CAMARATE
PROJETO 2015
CLIENTE CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
ARQUITETURA JOSÉ ADRIÃO ARQUITETOS – COORDENAÇÃO
FASE 1 JOÃO ALBUQUERQUE MATOS – CHEFE DE PROJETO
GONÇALO PONCES, TOMÁS FORJAZ
FASE 2 ANA GRÁCIO – CHEFE DE PROJETO
ANA ISABEL SANTOS, JOÃO ALBUQUERQUE MATOS, RICARDO ABOIM INGLEZ, TOMÁS FORJAZ
ARQUITETURA PAISAGISTA NPK
TRÁFEGO TIS
DESIGN GRÁFICO FANQ! CROSSMEDIA

38.801280,-9.129706
Ver mapa